Você já deve ter ouvido falar no termo “Inbound Marketing”, certo? Nesse artigo vamos entender as características desse conceito que tem ganhado cada vez mais repercussão e implementação nas empresas, por conta de sua estratégia.
Resumidamente, Inbound Marketing é o método de fazer sua empresa crescer por meio da construção de relacionamentos significativos e duradouros. Propondo a valorização e capacitação das pessoas para que alcancem seus objetivos em qualquer estágio de sua jornada com você. Colocando em evidência que a ideia é sempre atrair um público que tenha interesse nos produtos da empresa, da forma mais específica possível. Portanto, é necessário entender o seu público a fundo. Vamos conferir algumas qualidades do Inbound Marketing.
Características do Inbound Marketing:
- Vai do consumidor para empresa (o produto é procurado por pessoas interessadas)
- Comunicação aberta
- Nichos menores, sendo mais específico
- Relacionamento duradouro
- Clientes atraídos por ferramentas de busca e mídias sociais
- Conteúdos relevantes para o seu nicho
- Listas segmentadas e SEO
Como percebemos, esse modelo é bem diferente do Outbound Marketing. Que é basicamente o modelo de marketing tradicional das empresas, um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal.
Características do Outbound Marketing:
- A empresa anuncia o produto para uma audiência
- Usa mídias para acessar o consumidor
- Oferta direta
Vale ressaltar que o Inbound Marketing tem foco na produção de conteúdo (mídias, ebooks, blogs, posts). Logo, é necessário ter um bom planejamento de conteúdo para implementar essa estratégia na sua empresa. Falando especificamente das redes sociais, são um meio muito eficiente para atrair novos usuários e manter um engajamento com o público, por meio de comentários e mensagens.
Está pensando em implementar o Inbound Marketing na sua empresa? Compartilhe suas experiências com a gente!