NFC: O Que é e Como Isso Pode Mudar O Mercado Atual

Há cada vez mais dispositivos equipados com NFC. Esse é um padrão de comunicação sem fio que permite que dois dispositivos troquem informações entre si quando um está fisicamente próximo do outro. Vamos entender o que é NFC, quais seus usos e como ele pode mudar o mercado atual. Continue lendo para conferir.

 

O que é NFC?

NFC é a sigla para Near Field Communication, podendo ser traduzido como “campo de comunicação próximo”. Isso significa que são dispositivos que conseguem trocar informações por proximidade, algo como já acontece com o Bluetooth ou Wi-Fi, por exemplo. A diferença é que o campo é muito menor e a conexão estabelecida é muito mais segura, por integrar apenas dois dispositivos.

Quem já viu o pagamento sendo feito por NFC, deve ter percebido que o cartão colocado próximo ao espaço indicado é o suficiente para todo o processo ser feito em segundos. O recurso contactless (sem contato) permite a conexão entre dois dispositivos de forma bastante segura e eficiente. Estamos falando em cartões apenas para exemplificar, mas há diversas outras formas de uso da tecnologia

 

Como funciona o NFC?

O NFC funciona por meio de um chip instalado no corpo interno dos smartphones. Esse chip emite ondas de radiofrequência, de curto alcance, que permite conexão com outros aparelhos que também possuem essa tecnologia.

Assim basta ativar o pagamento por aproximação no seu celular e aproximar o aparelho na maquininha ou outro dispositivo que vai receber e processar o pagamento.

 

Onde pode ser usado:

  • Cartões de crédito e débito
  • Crachás de funcionários 
  • Cartões de estacionamento
  • Ingressos para shows, peças, cinema, etc
  • Informações de localização em cidades turísticas, ou museus, shoppings, etc
  • Tags (comuns para abrir portas de condomínios e prédios)
  • Substituir chaves de carros e casas

 

A tecnologia do NFC tende a crescer ainda mais, por trazer praticidade no dia a dia, ela também oferece outros benefícios, como a segurança aos usuários.

Confira mais conteúdos 

Google e a sua marca na primeira página

Google e a sua marca na primeira página

A primeira página do Google é o objetivo de qualquer empresa que deseja ser vista e lembrada. Para isso, é necessário mais do que apenas conteúdo de qualidade; é preciso uma estratégia robusta de SEO (Search Engine Optimization). Vamos explorar...

ler mais